quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Começar de novo




Um feliz 2010. Alguém poderia descrever o que isto quer dizer?
Enumerar esperanças, expectativas, certezas, aflições, são atitudes que se repetem no fim de cada ano, como se tudo, tudo mesmo, pudesse começar de novo. Mas não pode. Nem tudo pode recomeçar.
Confesso que não fico tão entusiasmado só porque vamos virar a folhinha. Viramos a folhinha, mas nem sempre viramos a página. A mesma vida continua, como se fosse 2005, 2006... porque eu vejo que quase nada mudou, só a data ficou nova. E esta é a motivação de muita gente.
Muitas coisas podem não mudar, mas algumas coisas crescem ao sabor dos anos. Especialmente as sementes que semeamos. Há quem semeie amargura – e uma raiz de amargura, se não for detida, pode se transformar em uma árvore frondosa, que só poderá oferecer frutos amargos. Há quem semeie alegria, na certeza de que será colhida a alegria – se não pelo semeador, por quem foi abençoado por aquela semeadura. Há quem semeie esperança, e sempre vai semear. E há quem semeie sem conhecer suas sementes, porque apenas semeia enquanto vive: esta pessoa é semeadora de vida.
Para quem me julga, apressadamente, acabrunhado, taciturno ou macambúzio (belas palavras antigas...), guardo para o final a razão que vai além de todo o tempo: nem tudo pode recomeçar, mas eu posso começar de novo. Você pode começar de novo. Nós podemos recomeçar. O quê? O que você quiser, quando você quiser. Não precisa ser no primeiro dia do ano – mas certamente vai ser o primeiro dia da mudança. Não precisa ser logo cedo; depois de uma boa refeição, você pode ter novas idéias, uma nova disposição, um novo olhar para coisas velhas, um generoso olhar para coisas difíceis, um olhar de paz para situações insolúveis – que não mudaram, nem vão mudar, ano após ano.
Mas eu posso mudar. E, se for preciso, posso mudar de novo. E de novo. E em outra direção, em outro sentido. Eu posso. Eu posso mudar hoje – mesmo que hoje não seja o primeiro dia do ano novo. E o melhor nisso tudo é que eu sou livre para escolher a mudança, livre para mudar, sempre que eu quiser. Porque, se eu quiser mudar, uma parte enorme do percurso já vai ter sido percorrida: só a vontade de mudar já me põe no meio do caminho.
Amanhã é dia 1º de janeiro, mas eu não vou lhe desejar apenas um feliz 2010. Eu desejo que você possa ver que todo dia é dia de recomeçar, que cada dia de 2010 é dia de ter idéias novas, que cada instante da vida é suficiente para rever conceitos, reformular planos, oferecer novas chances, principalmente a você mesmo.
E que assim você possa construir, ajudado pelas mãos que você vê ao seu lado, e você se lembra delas, e elas de você. Porém, se você só vê ou lembra as próprias mãos, então comece por procurar mãos alheias, para também serem suas.
Comece de novo, mas não comece sozinho.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

É Natal em mim




Eu nasci de novo: um dia
Eu olhei a cruz vazia
E de repente entendi
Que aquela cruz era minha,
A culpa, o pecado, tudo,
Mas não fui eu que morri.

Ele se entregou por mim,
De uma vez pagou o preço
E nada mais é preciso.
Livrou-me do meu pecado,
Me deu vida para sempre,
Garantiu a minha paz,
Resgatou o meu sorriso,
Nas trevas me trouxe luz
O Filho de Deus, Jesus.

..........................

É Natal em mim
desde o dia em que eu conheci
a Cristo Jesus,
meu Senhor, meu Salvador.
Ele me chamou
e eu disse sim à Sua voz,
e vou andar com Ele
aonde Ele for.

Sei que não é fácil segui-lo, eu sei
Os espinhos sempre terei,
Mas seja qual for o temor,
O tamanho, o gosto da dor,
Sempre saberei que é Natal em mim.

É Natal em mim
desde o dia em que eu conheci
a Cristo Jesus,
meu Senhor, meu Salvador.

sábado, 19 de dezembro de 2009

O Natal não vai passar




O Natal não vai passar, não vamos esquecer
Cada gesto, cada olhar, o dar e o receber
A esperança, a doce paz, o amor que faz viver.
Cada dia, cada instante é Natal.

Todo dia é Natal quando se tem Jesus.
Seu amor é tão real que eu posso provar
Paz em meio ao temor, alívio na dor,
Alegria e amor que vem de Deus.