quarta-feira, 25 de março de 2009

Raiz dos tempos



Eu molhei os pés nas águas desse rio
e contemplei o céu, as nuvens, vento e sol,
as folhas que caem, o calor dos ninhos,
frutos que se colhem estendendo as mãos.

E me vi sentado na raiz dos tempos
em que o silêncio é parte da canção.
Passaram torrentes, vi nascerem flores,
contemplei amores, provei a razão.

Mais do que os olhos podem perceber,
o coração ressente e cria a fantasia.
Tudo que se vê só poderia ser
o ensaio do futuro, e o que então seria?

Duvidar dos olhos que re-viram sonhos
é negar, tristonho, que viu se encenar
o calor dos passos da vida, e o compasso
do fruto dos dias que fluem no ar.

Não negues aos olhos a voz do que sentes
para que não tentes esquecer o amor
com que amaste a dor de contemplar poentes
durante este dia em que a vida passou.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Verdade

A verdade não cai do céu.
A verdade não cai de lugar nenhum.
A verdade não cai.

A verdade não sai.
A verdade não sai de lugar nenhum.
A verdade não sai do céu.

A verdade está presente. A verdade está presente em todos os lugares, e por isso não precisa ir a lugar nenhum. A verdade está presente no céu e na terra, em todas as terras, desde todos os tempos e por todos os tempos. A verdade é presente e está firme: não cai.

A verdade não sai. A verdade sequer se levanta: ela não precisa disso. A verdade permanece. A verdade não muda. A realidade pode mudar, mas a verdade permanece inabalável. A verdade não sai do céu, não sai da terra, está em todos os lugares e assim permanecerá.

A verdade não vem de lugar nenhum, ela está presente desde sempre. Não deixa de ser verdade, mesmo quando não prevalece. A verdade não vai embora, ainda que dela façam pouco caso. Ninguém pode mandá-la embora, pois o seu lugar é em todo lugar. A verdade não precisa vir do céu – ela está lá e está aqui.

Um ponto de vista é apenas um ponto de vista. Uma opinião é a expressão do que é visto e compreendido de um certo ponto de vista. Uma opinião pode se comprovar efetivamente verdadeira à luz dos fatos, mas uma opinião será no máximo verdadeira, sem nunca chegar a ser a própria verdade.

Quem reconhece em si mesmo o direito e o dever de ser verdadeiro deverá também se render à evidência de que ser verdadeiro não o torna verdade em si mesmo. Porque, muito além do entendimento de cada um de nós, ela não é inatingível – ao contrário, é revelada, está á vista de quem dela necessita.

Há quem durante toda a vida procure um caminho verdadeiro. Há quem ande todo o seu caminho procurando a vida verdadeira. Há quem julgue tê-lo alcançado – mas, se não encontrou a Jesus como verdadeiro Deus, Salvador e Senhor, e não creu no sacrifício consumado definitivamente na cruz, interrompeu sua busca, escolheu um ponto de vista, e então parou. Pensou ter encontrado o caminho, pensou ter encontrado a vida, mas ainda está longe da verdade.

Porque a verdade é Jesus Cristo. O caminho é Jesus Cristo. A vida é Jesus Cristo. E ninguém alcançará a comunhão com Deus a não ser por meio de Jesus Cristo, o caminho, a verdade e a vida.

Ora, mas não é esta a verdade que procuras?

Então, o que procuras?

(do livro A Cruz e a Aliança - Crônicas evangélicas)